PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES
VIATURAS
P: Que tipo de viaturas posso alugar na F.A.S. - Rent?
R: Na F.A.S. – Rent pode alugar Viaturas Ligeiras de Passageiros e Viaturas Ligeiras de Mercadorias.
P: Outra pessoa que não eu pode conduzir a viatura que aluguei?
R: Sim, pode. Caso deseje que outra pessoa possa conduzir a respectiva viatura, deverá requisitar a inclusão de “Condutor Adicional” no momento da reserva ou no acto de levantamento da viatura, havendo a necessidade de apresentação dos seus documentos de identificação e carta de condução. Este serviço terá um custo adicional.
COTAÇÃO/RESERVA
P: É possível fazer reserva para aluguer de uma viatura?
R: Sim, é possível. Pode fazê-lo presencialmente (Balcão de Atendimento), via telefónica (+351 224 070 192), e-mail (reservas@fasrent.pt), ou online. No entanto, terá que ter em conta que existem algumas condicionantes. Estas, estão mencionadas em “Termos e Condições”.
P: Posso reservar extras ou equipamento adicional?
R: Sim, pode. Mas é necessário contactar o Balcão de Atendimento da F.A.S. – Rent (+351 224 070 192) ou solicitar no momento do levantamento da viatura, em ambos os casos mediante disponibilidade.
P: O que está incluído no preço?
R: - Seguro de Responsabilidade Civil (R.C.) no valor de 50.000.000.00€ (cinquenta milhões de Euros);
- C.D.W. (Seguro de Danos Próprios com franquia);
- TW (Seguro Furto ou Roubo com franquia);
- Q.I.V. (Quebra Isolada de Vidros com franquia);
- Suplemento de Circulação;
- Assistência em Viagem 24h;
- Quilometragem Limitada por Contrato de Aluguer.
P: Posso verificar preços sem efectuar reserva?
R: Sim, pode. Basta simular reserva de uma determinada viatura, mas sempre sujeito a confirmação por parte da F.A.S. – Rent.
P: Como irei saber que a minha reserva online está confirmada?
R: Irá receber um e-mail de confirmação, incluindo os detalhes da sua reserva.
P: Após a confirmação da minha reserva, é possível modificá-la ou cancelá-la?
R: Depende. Poderá ou não ser possível. Para esse efeito, terá que entrar em contacto com o nosso Balcão de Atendimento a fim de abordar o assunto.
P: Existe um Limite mínimo de idade para os Condutores?
R: A idade mínima do Condutor ou Condutor Adicional é de 26 anos e deverão ter, no mínimo, carta de condução há dois anos.
P: Existe Limite de quilómetros nos alugueres?
R: Sim, existe. Todos os alugueres estão sujeitos a Limite de quilómetros. Para mais informações, contacte o nosso Balcão de Atendimento, ou consulte informação existente na nossa Estação de Atendimento. No entanto, caso necessite percorrer mais Kms, a F.A.S. – Rent ajudá-lo-á a encontrar a melhor solução para si.
P: Quais os valores das franquias?
R: Os valores das franquias variam consoante a escolha do grupo correspondente à viatura a alugar.
P: O que me será cobrado em caso de danos?
R: Se ocorrerem danos durante o aluguer, da sua responsabilidade, ser-lhe-á debitada a quantia correspondente ao valor da franquia, ou o respectivo acerto de contas.
PAGAMENTOS/CAUÇÕES
P: Que métodos de pagamento são aceites pela F.A.S. – Rent?
R: Pode fazer o pagamento do aluguer através de Cartão de Débito, Cartão de Crédito ou Numerário.
P: Como posso garantir a caução?
R: Através de Cartão de Crédito.
LEVANTAMENTO DA VIATURA
P: É necessário verificar as condições da viatura antes de sair da Estação?
R: Sim. No momento do Levantamento do veículo, é realizada uma verificação detalhada do mesmo, pelo Condutor em conjunto com um colaborador da F.A.S – Rent, de forma a actualizar os elementos constantes no documento de Check Out / Check In em relação ao estado da viatura. Este procedimento repete-se à Chegada/Devolução da viatura.
P: Que documentos de identificação preciso de apresentar à F.A.S. – Rent aquando do levantamento do veículo?
R: Terá de apresentar a carta de condução, emitida há mais de dois anos e válida na UE, os documentos de identificação (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão / Cartão de Contribuinte / Passaporte e Cartão de Crédito.
P: Se me esqueci de algum dos documentos de identificação, posso mesmo assim alugar um veículo?
R: Não, não será possível, pois a apresentação de todos os documentos de identificação é obrigatória para o aluguer de uma viatura.
P: Posso, e como devo fazer para poder sair de Portugal Continental com a viatura alugada?
R: Pode. No entanto, terá de o solicitar à F.A.S. – Rent com a devida antecedência, ou no momento da celebração do Contrato de Aluguer. Será necessária autorização expressa e por escrito por parte da mesma. Este serviço terá um custo adicional.
Caso o Cliente/Condutor não respeite esta norma, será penalizado com uma taxa de 200,00€+IVA. Será responsável também, por todas e quaisquer situações que daí advenham.
P: Posso fazer o levantamento da viatura fora do horário de atendimento da Estação?
R: Sim. A F.A.S. – Rent tem à sua disposição o serviço “Fora de Horas” para responder a situações fora do horário de funcionamento da Estação. No entanto, se pretender dispor deste serviço, deve solicitá-lo junto do Balcão de Atendimento da F.A.S. – Rent, sendo que deve ser requisitado com a devida antecedência, e necessita de confirmação e disponibilidade por parte da mesma. Este serviço terá um custo adicional.
DURANTE O PERÍODO DE ALUGUER
P: Se eu tiver um problema/avaria com a viatura como devo proceder?
R: Deve informar a F.A.S. – Rent do sucedido, e seguir as instruções da mesma. Em seguida poderá contactar a Assistência em Viagem 24H (número de contacto junto dos documentos da viatura, na carta verde do seguro).
P: Em caso de sinistro/acidente como devo proceder?
R: Deve comunicar imediatamente à F.A.S. – Rent a informar que esteve envolvido num sinistro. Deve preencher sempre a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA) e chamar as Autoridades. Deve entregar na Estação toda a documentação respeitante ao sinistro o mais breve possível. Se necessário, terá à sua disposição a Assistência em Viagem 24H (número de contacto junto dos documentos da viatura, na carta verde do seguro).
P: O que devo fazer em relação a infracções, coimas, multas ou outras violações do Código da Estrada?
R: É da inteira e total responsabilidade do Cliente/Condutor, as multas, infracções, coimas, ou outras violações do Código da Estrada. Mesmo após a devolução da viatura, no caso da F.A.S. – Rent ser notificada por qualquer entidade pública ou privada, para liquidação de infracções, ou outros, procederá à identificação do condutor/cliente, e poderá cobrar custos administrativos resultantes dessa mesma identificação.
DEVOLUÇÃO DA VIATURA
P: Posso prolongar a extensão do Contrato de Aluguer?
R: Sim, é possível prolongar a extensão do Contrato de Aluguer. Deverá entrar em contacto com a F.A.S.-Rent, e se o respectivo prolongamento de aluguer for aceite, deve dirigir-se então ao nosso Balcão de Atendimento, para receber a respectiva documentação complementar ("Prolongamento de Aluguer"), e efectuar o pagamento do mesmo. Este, só será válido mediante estas condições e perante disponibilidade da viatura.
P: Posso fazer a devolução da viatura fora do horário de funcionamento da Estação?
R: Sim. A F.A.S. – Rent tem à sua disposição o serviço “Fora de Horas” para responder a situações fora do horário de funcionamento da Estação. No entanto, se pretender dispor deste serviço, deve solicitá-lo junto do Balcão de Atendimento da F.A.S. – Rent, sendo que deve ser requisitado com a devida antecedência, e necessita de confirmação e disponibilidade por parte da mesma. Este serviço terá um custo adicional.
P: O que acontece se eu ultrapassar o Limite de KMS?
R: Uma vez que na F.A.S. – Rent existe Política de Limite de KMS, terá que liquidar o valor correspondente por cada quilómetro extra percorrido. Para mais informações, contacte o nosso balcão de atendimento (+351) 224 070 192.
P: O que fazer em caso de objectos perdidos?
R: Poderá contactar o nosso Balcão de Atendimento, a fim de lhe concedermos informações acerca de objectos perdidos no interior dos veículos. Contudo, a F.A.S. – Rent, rejeita qualquer responsabilidade por objectos que fiquem esquecidos na viatura no final do período do aluguer.
P: Posso devolver a viatura mais tarde para além da hora indicada no Contrato de Aluguer?
R: A viatura deve ser devolvida até à mesma hora de levantamento (com uma tolerância máxima de 30 minutos). Passado este período será cobrado um dia extra.
PAGAMENTO DE PORTAGENS E ex-SCUTS
P: O pagamento das portagens e ex-SCUTS está incluído no valor do aluguer?
R: Não. É da exclusiva, inteira e total responsabilidade do Locatário o pagamento em Autoestradas, e outras vias com cobrança exclusivamente electrónica. Os veículos da F.A.S. – Rent não possuem identificador electrónico Via Verde.
P: Como faço o pagamento das ex-SCUTS sem o identificador electrónico Via Verde?
R: Deverá dirigir-se aos CTT, a lojas payshop ou efectuar o pagamento online através de www.ctt.pt. Os dados e valores para cobrança só estarão disponíveis 48h (úteis) após passagens e por um período de cinco dias (úteis).
Deverá indicar a matrícula do veículo, a data e hora de passagem, para que não lhe sejam imputados custos relativos a alugueres anteriores ou posteriores.
P: E nas Autoestradas, como devo proceder para pagar sem o identificador Via Verde?
R: Deverá dirigir-se às cabines normais, e proceder ao pagamento da portagem.
P: Caso me distraia, e passe na Via Verde sem o identificador, o que devo fazer?
R: Basta aceder ao portal Pagamento de Portagens e seguir as instruções.